Institucional

A Cooperativa de Crédito Rural de Pequenos Agricultores e da Reforma Agrária do Centro Oeste do Paraná,  teve sua Assembléia de Fundação no dia 11 de Janeiro de 1996, no município de Nova Laranjeiras/PR, com a presença de 26 agricultores sócios fundadores.

A Cooperativa nasce com o objetivo de possibilitar o acesso a crédito e serviços financeiros, principalmente para assentados da reforma agrária e agricultores familiares, tendo em vista que no período do surgimento da cooperativa existia uma enorme carência de produtos e serviços financeiros para este público.

A Cooperativa abre seu primeiro posto de atendimento no município de Nova Laranjeiras/PR em Junho de 1996. 

Entre os anos de 1998 e 1999, fruto do grande número de assentados agricultores familiares na região, a cooperativa abre três novos postos de atendimento sendo um no município de Cantagalo/PR, outro no município de Rio Bonito do Iguaçu/PR e outro no município de Laranjeiras do Sul/PR  e também  transfere sua sede administrativa para Laranjeiras do Sul/PR. 

No início dos anos 2000, a reforma agrária no país passa por uma grave crise, foi um momento de cortes de recursos por parte do governo federal, um dos cortes foram os créditos destinados às famílias assentadas. Com isso a cooperativa tem a necessidade de reestruturar sua operação, e para isso suspende a operação nos postos de atendimento de Rio Bonito do Iguaçu/PR, Cantagalo/PR e Nova Laranjeiras/PR. 

Em 2003 a Cooperativa firma um convênio com a Central de Cooperativa de Crédito - Crehnor Central, em função disso houve mudanças na razão social, passando a ser chamada de Cooperativa de Credito Rural de Pequenos Agricultores e Reforma Agrária do Centro Oeste do Paraná -  CREHNOR LARANJEIRAS. 

Em 2007 a CREHNOR desenvolve os primeiros empreendimentos de habitação, hoje, passam de 1.500 unidades que já foram construídas ou reformadas.

Em 2013 a CREHNOR abre um posto de atendimento no município de Quedas do Iguaçu/PR. 

Em 2016 o convênio com a Central de Cooperativa de Crédito - Crehnor Central é encerrado e a CREHNOR, segue atuando de maneira independente. 

Em 2017 a CREHNOR inicia um novo processo de reformulação em sua operação, para este processo, a Cooperativa busca no mercado assessorias especializadas em cooperativas de crédito independentes, visando readequar e aperfeiçoar todo seu processo operacional, desde o processo de filiação até a movimentação diária do sócio. 

Em 2018 a CREHNOR lança seu Internet Banking e Aplicativo para Celular, possibilitando assim que os associados possam realizar suas operações financeiras (pagamentos, transferências, consultas, emissão de boletos,...)  sem a necessidade de se deslocar até um posto de atendimento.   

Atualmente a CREHNOR tem em seu quadro social 4.673 sócios, tem como área de atuação 16 municípios da região Centro Oeste do Estado do Paraná, sua sede no município de Laranjeiras do Sul/PR um PAC (Posto de Atendimento) no município de Quedas do Iguaçu/PR e outro PAC no municipio de Rio Bonito do Iguaçu/PR. 

 
VISÃO - Ser referência em cooperativismo de crédito solidário, atuando como instrumento de desenvolvimento territorial  sustentável em sinergia com as demandas da agricultura familiar.
 
MISSÃO - Promover a inclusão social dos associados, oferecer créditos e serviços com menores custos, fortalecer a organização dos trabalhadores e contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável e sociocultural da região de atuação.
 
VALORES - Excelência, Ética, Honestidade, Transparência e Responsabilidade Social.
 

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 
Presidente:
 Natalino Alves dos Santos
Secretário: Altemar Mendes Freitas
Tesoureiro: Marcos Rogerio Monteiro
Conselheiros: Armelindo da Rosa Maia, Leodimar Antonio Ferreira e Marcelo Kehl
CONSELHO FISCAL 
Efetivos: Jacir do Amaral Paré, Ciliana Federici e Angela Libio da Paixão
Suplentes: Ivan Testa, Sergio Luis Back e Thiago de Souza